SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Emoções nas representações sociais das mudanças climáticasRacismo científico no Brasil: um retrato racial do Brasil pós-escravatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BATISTA, Bruno Nunes. Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagrados. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.235-252. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.54642.

Este artigo trabalha o ensino de Geografia e a prática docente a partir das ferramentas de Michel Foucault, relacionadas às formações discursivas, em geral, e ao comentário, em particular. A vontade de saber orbita em torno de entender quais os regimes de verdade que compõem essa disciplina escolar. Percorrendo textos da primeira metade do século XX até os dias atuais, a partir de uma descrição panorâmica dos seus discursos, constatou-se que a verdade da Geografia escolar vai da Queda à Redenção. Entende-se por Queda a extinção desse campo do conhecimento, capitaneado pela metodologia tradicional de ensino; e por Redenção levar a bom termo as descobertas das psicologias escolares e as pedagogias ativas. No meio de tudo isso, o resultado é um discurso amarrado por palavras sagradas, dividindo o certo e o errado, e que vem fazendo dos escritos escolares um jogo de cartas marcadas, coordenado por intelectuais.

Palavras-chave : Ensino de Geografia; Comentário; Discurso; Verdade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )