SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Reflecting on the teaching of Geography as something done by commentators of sacred textsWhat should we consider to correctly define the terms distance learning, e-learning, and m-learning? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SANTOS, Raquel Amorim dos  and  SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. Racismo científico no Brasil: um retrato racial do Brasil pós-escravatura. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.253-268. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53577.

Este estudo analisa a difusão do racismo científico no Brasil, reconhecendo seu caráter estrutural. Dessa forma, reconhecê-lo significa perceber que cor, raça e preconceito no Brasil compõem o plexo de concepções para o enfrentamento das questões raciais e de seus desdobramentos nocivos na formação de crianças e adolescentes, por meio da construção de uma nova forma de se pensar a formação da nação e da nacionalidade. O estudo é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica com base em Skidmore, Schwarcz, Guimarães, Ianni, Hasenbalg, Munanga, Hofbauer, Costa, entre outros. A análise aponta que o mestiço era admitido como elemento transitório que levaria à constituição de uma nação de brancos.

Keywords : Racismo científico; Raça; Pós-Escravatura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )