SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Pensar o ensino de Geografia como algo feito por comentaristas de textos sagradosO que devemos ter em conta para definir corretamente os termos distance learning, e-learning e m-learning? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SANTOS, Raquel Amorim dos  y  SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. Racismo científico no Brasil: um retrato racial do Brasil pós-escravatura. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.253-268. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53577.

Este estudo analisa a difusão do racismo científico no Brasil, reconhecendo seu caráter estrutural. Dessa forma, reconhecê-lo significa perceber que cor, raça e preconceito no Brasil compõem o plexo de concepções para o enfrentamento das questões raciais e de seus desdobramentos nocivos na formação de crianças e adolescentes, por meio da construção de uma nova forma de se pensar a formação da nação e da nacionalidade. O estudo é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica com base em Skidmore, Schwarcz, Guimarães, Ianni, Hasenbalg, Munanga, Hofbauer, Costa, entre outros. A análise aponta que o mestiço era admitido como elemento transitório que levaria à constituição de uma nação de brancos.

Palabras clave : Racismo científico; Raça; Pós-Escravatura..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )