SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Scientific racism in Brazil: a racial portrait of post-slavery BrazilThe potential space of Donald Winnicott in intercultural education: an italian early education project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VAGARINHO, João Paulo. O que devemos ter em conta para definir corretamente os termos distance learning, e-learning e m-learning?. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.269-287. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.55117.

A investigação agregada ao ensino a distância encontra dificuldades quando se pretende comparar estudos sobre definições, visto que, amplas, estão associadas a diferentes contextos e interesses de alguns autores, muitas vezes incompletas e com falta de rigor. Portanto, essas definições devem ser clarificadas, ordenadas e definidas corretamente. Analisei mais de 60 artigos que envolvem os três conceitos e encontrei uma forma para ter em conta ao construi-los corretamente. Identifiquei um conjunto de características e subcaracterísticas que recomendo a todos os interessados para a construção correta das definições distance learning, e-learning e m-learning.

Keywords : Ensino a distância; Ensino eletrónico; Ensino móvel..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )