SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Racismo científico no Brasil: um retrato racial do Brasil pós-escravaturaUma releitura intercultural do conceito de espaço potencial de Donald Winnicott: análise de uma experiência educacional italiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

VAGARINHO, João Paulo. O que devemos ter em conta para definir corretamente os termos distance learning, e-learning e m-learning?. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.269-287. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.55117.

A investigação agregada ao ensino a distância encontra dificuldades quando se pretende comparar estudos sobre definições, visto que, amplas, estão associadas a diferentes contextos e interesses de alguns autores, muitas vezes incompletas e com falta de rigor. Portanto, essas definições devem ser clarificadas, ordenadas e definidas corretamente. Analisei mais de 60 artigos que envolvem os três conceitos e encontrei uma forma para ter em conta ao construi-los corretamente. Identifiquei um conjunto de características e subcaracterísticas que recomendo a todos os interessados para a construção correta das definições distance learning, e-learning e m-learning.

Palabras clave : Ensino a distância; Ensino eletrónico; Ensino móvel..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )