SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68What should we consider to correctly define the terms distance learning, e-learning, and m-learning? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PENTINI, Anna Aluffi. Uma releitura intercultural do conceito de espaço potencial de Donald Winnicott: análise de uma experiência educacional italiana. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.289-303. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57815.

Nesta contribuição pretende-se dar conta da situação italiana quanto à abordagem educacional para a primeira infância e descrever um projeto intercultural4, concebido, implementado, monitorado e apoiado em Roma, por vinte anos, na visão da pedagogia social5. O núcleo fundador deste projeto é o conceito de espaço potencial de Winnicott (1971, 1986), aplicado à educação intercultural e ao apoio à parentalidade. Dada a evolução das atuais políticas educacionais italianas6, algumas práticas concretizadas neste projeto, graças ao acompanhamento constante de aconselhamento pedagógico, podem ser recuperadas para promover uma dimensão de acolhimento da diversidade no contexto educacional e fazer da instituição escolar, inclusive aquelas para a primeira infância, um contexto democrático no qual a igualdade entre crianças é promovida.

Keywords : Educação intercultural; Espaço potencial; Acolhimento; Migração; Incubadora de continuidade; Infância imigrante..

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )