SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68O que devemos ter em conta para definir corretamente os termos distance learning, e-learning e m-learning? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PENTINI, Anna Aluffi. Uma releitura intercultural do conceito de espaço potencial de Donald Winnicott: análise de uma experiência educacional italiana. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.68, pp.289-303. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57815.

Nesta contribuição pretende-se dar conta da situação italiana quanto à abordagem educacional para a primeira infância e descrever um projeto intercultural4, concebido, implementado, monitorado e apoiado em Roma, por vinte anos, na visão da pedagogia social5. O núcleo fundador deste projeto é o conceito de espaço potencial de Winnicott (1971, 1986), aplicado à educação intercultural e ao apoio à parentalidade. Dada a evolução das atuais políticas educacionais italianas6, algumas práticas concretizadas neste projeto, graças ao acompanhamento constante de aconselhamento pedagógico, podem ser recuperadas para promover uma dimensão de acolhimento da diversidade no contexto educacional e fazer da instituição escolar, inclusive aquelas para a primeira infância, um contexto democrático no qual a igualdade entre crianças é promovida.

Palavras-chave : Educação intercultural; Espaço potencial; Acolhimento; Migração; Incubadora de continuidade; Infância imigrante..

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )