SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número69As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e JuvenilFormação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MULLER, Tania Mara Pedroso. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.77-95. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57232.

Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.

Palabras clave : Relações Étnico-raciais; Livro didático; Estado da Arte; Educação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )