SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número69Políticas Afirmativas na Pesquisa EducacionalHistória da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MIRANDA, Shirley Aparecida de. Quilombos e Educação: identidades em disputa. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.193-207. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57234.

Este artigo apresenta uma análise da categoria quilombo em suas interfaces com a educação a partir de dados da pesquisa nacional intitulada “Educação e Relações Étnico-Raciais: estado da arte” considerando as dissertações e teses mapeados no período de 2003 a 2014 sobre a temática. Nesse artigo discutimos, a partir das pesquisas analisadas, os dilemas da constituição das identidades quilombolas em interface com a educação escolar. Identificou-se como tendência predominante nas pesquisas a utilização de uma noção de quilombos derivada do reconhecimento jurídico das comunidades remanescentes de quilombo. Verificou-se a adoção de uma concepção de identidade quilombola construída em meio a lógicas de funcionamento do racismo e aos dilemas do pertencimento a um determinado território material e simbólico inserido em disputas econômicas. Constatou-se que a educação escolar quilombola, a tendência predominante é confrontação entre a educação quilombola e aquela que ocorre na escola que, no formato atual, obstaculiza ou pouco colabora na construção de uma identidade afrodescendente. A educação escolar quilombola diferenciada permanece em disputa.

Palavras-chave : Quilombo; Identidade; Educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )