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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas. Trabalhadores em Educação no Governo de Pernambuco: por um diálogo ativo. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.245-260. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.55781.

Com o aporte teórico em Habermas (2012) e através da perspectiva qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 1997), nosso objetivo foi analisar como as diretrizes, que estavam presentes na concepção das políticas educacionais do governo de Pernambuco, foram construídas com o início da participação do Sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) na elaboração dessas políticas. As análises teóricas são articuladas com entrevistas semiestruturadas de representantes do SINTEPE. Este estudo revelou que a racionalidade sistêmica preponderava na correlação de forças com o SINTEPE para construir a política de educação no estado. Nesse sentido, a construção de políticas educacionais foi conduzida pela gestão gerencial em Pernambuco durante o período investigado.

Palabras clave : Gerencialismo; Políticas Educacionais; Trabalhadores em Educação; Participação Cidadã..

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