SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue69A study of parental practices and beliefs and children's writing performanceStudy Situation as an artifact for a methodological qualification in the initial formation of chemistry teachers: a specific case of Circles of Conversations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão  and  MELO, Kátia Leal Reis de. O papel do conhecimento acerca da estrutura do texto na escrita de histórias por crianças. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.277-292. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.54654.

O estudo investigou se ao tomar consciência do esquema prototípico de histórias as crianças seriam capazes de aplicá-lo a suas produções, passando a escrever histórias elaboradas. Estudantes do 2º ano do ensino fundamental realizaram um pré-teste e um pós-teste que consistiam na escrita de uma história original. Após o pré-teste foram divididos em um Grupo Experimental e um Grupo Controle. As crianças do Grupo Experimental participaram de uma intervenção em que as propriedades constitutivas de histórias eram explicitadas. As histórias escritas nas duas ocasiões de testagem foram analisadas em função da estrutura narrativa apresentada e dos recursos coesivos empregados. Observou-se um impacto positivo da intervenção sobre a escrita de histórias coesas e elaboradas. Os dados indicam haver relações entre consciência metatextual e desenvolvimento da produção textual, sendo discutidas implicações educacionais para o ensino da escrita de textos no início da escolarização básica.

Keywords : Estrutura textual; Recursos coesivos; Escrita de histórias; Crianças..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )