SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número69Um estudo sobre práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de criançasSituação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SPINILLO, Alina Galvão  y  MELO, Kátia Leal Reis de. O papel do conhecimento acerca da estrutura do texto na escrita de histórias por crianças. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.277-292. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.54654.

O estudo investigou se ao tomar consciência do esquema prototípico de histórias as crianças seriam capazes de aplicá-lo a suas produções, passando a escrever histórias elaboradas. Estudantes do 2º ano do ensino fundamental realizaram um pré-teste e um pós-teste que consistiam na escrita de uma história original. Após o pré-teste foram divididos em um Grupo Experimental e um Grupo Controle. As crianças do Grupo Experimental participaram de uma intervenção em que as propriedades constitutivas de histórias eram explicitadas. As histórias escritas nas duas ocasiões de testagem foram analisadas em função da estrutura narrativa apresentada e dos recursos coesivos empregados. Observou-se um impacto positivo da intervenção sobre a escrita de histórias coesas e elaboradas. Os dados indicam haver relações entre consciência metatextual e desenvolvimento da produção textual, sendo discutidas implicações educacionais para o ensino da escrita de textos no início da escolarização básica.

Palabras clave : Estrutura textual; Recursos coesivos; Escrita de histórias; Crianças..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )