SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue69The role of knowledge about the structure of the text in the writing of stories by childrenEducation as an expression of the body that dances in social projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BEDIN, Everton  and  PINO, José Claudio Del. Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.293-309. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53297.

Este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia de Situação de Estudo como um mecanismo de organização curricular no ensino de ciências à luz da qualificação inicial de professores no viés das Rodas de Conversa, ponderando a fala destes sujeitos como intensificadora desta ação. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da técnica da observação durante as discussões nas Rodas de Conversa e transcritos em um diário de bordo; analisados, interpretados e debatidos por meio de referencial teórico. No término, averiguou-se que os sujeitos da pesquisa valorizam a aprendizagem científica do aluno por meio do trabalho docente via Situação de Estudo, compreendendo suas necessidades diante do contexto atual e sua abrangência sobre a importância de práticas pedagógicas que melhor norteiam os processos de ensino e aprendizagem.

Keywords : Situação de Estudo; Rodas de Conversa; Formação inicial de professores; Metodologia docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )