SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue70Feminization of school teaching and masculinization of educational command: studies at Teachers College, Columbia University (1927-1935) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LEMAIRE, Ria. Patrimônio e matrimônio: proposta para uma nova historiografia da cultura ocidental. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.17-33. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58617.

Desde os anos 70 do século XX, os estudos sobre a mulher e gênero trouxeram para o campo da historiografia ocidental, além de inúmeras provas das contribuições das mulheres para a cultura, obliteradas ou distorcidas pela historiografia oficial, uma visão bem completa das estratégias de exclusão, apropriação, perseguição e mutilação desse matrimônio, com o objetivo de perpetuar a visão do patrimônio cultural como superior, único e exclusivamente masculino. Urge a criação de uma nova historiografia, baseada numa arqueologia desse conhecimento histórico convencional, na sua revisão com critérios científicos e inserção em novos quadros históricos que mostrem e questionem continuamente, de maneira igualitária, as contribuições patrimoniais e matrimoniais para a história da cultura ocidental.

Keywords : Historiografia; Educação feminina; Autoglorificação; Desvalorização..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )