SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue70Feminization of school teaching and masculinization of educational command: studies at Teachers College, Columbia University (1927-1935)Maria Neli Sobreira: history and memory of education in Juazeiro do Norte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Joselina da  and  EUCLIDES, Maria Simone. Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.51-66. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58760.

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre racismo institucional e atuação de professoras doutoras e negras em universidades públicas dos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Tratamos de equalizar e qualificar o debate, ainda caro na atualidade, sobre práticas de racismo/sexismo em instituições públicas. Para tanto, adotamos como proposta metodológica a realização de entrevistas semiestruturadas com doutoras que se autodeclararam negras. Os relatos esclarecem a persistência do racismo, suas afrontas nas trajetórias docentes, e pontuam o ativismo e as ações coletivas de enfrentamento adotadas por cada professora interpelada nesta investigação.

Keywords : Racismo institucional; Docentes negras; Universidades públicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )