SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil)Voces y cuerpos femeninos: educación y resistencia en el cine argentino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza  y  QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.67-84. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58763.

Maria Neli Sobreira, madre educadora, foi responsável pela alfabetização de crianças e assistência social (1946-2017) às famílias na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, em período marcado, predominantemente, pela atuação de professoras leigas no meio rural. Questionou-se, todavia, que formação educacional e atuação profissional foram desenvolvidas por Neli Sobreira para que se constituísse figura relevante na memória coletiva local. Objetivou-se compreender a formação educativa ensejada a Neli Sobreira, especialmente em sua atuação profissional, na interface com o contexto sócio-histórico, que fomentou o desenvolvimento educacional no interior do Ceará. Por meio de uma pesquisa amparada metodologicamente na história oral biográfica, constatou-se que Sobreira foi uma freira que não atuou apenas no campo religioso de Juazeiro, mas também foi pioneira na política, elegendo-se vereadora. Na atuação educacional, foi a primeira professora normalista com habilitação específica equiparada ao ensino superior; além de muito atuante na área da assistência social, galgando importante papel na educação de crianças e na luta pela garantia de direitos à população pobre no Cariri.

Palabras clave : Maria Neli Sobreira; Biografia; Juazeiro do Norte; Educação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )