SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do NorteTrauma e memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

GALLUCCI, Natacha Muriel López. Corpos e vozes femininas: educação e resistência no cinema argentino. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.85-100. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58764.

A história audiovisual das mulheres na Argentina coloca em perspectiva os marcadores formais, temáticos e estilísticos por trás da performance. A visão da realidade, os usos do corpo e os processos de autopoiesis enfatizam processos estéticos subjetivos que transcendem ao plano social através da midiatização acústica e visual. Certamente, as histórias do teatro, do rádio e do cinema argentino não têm outorgado a merecida atenção a esses processos formativos artísticos e de educação do corpo dentro do contexto da história das mulheres. O corpo, na representação fílmica, apresenta um aspecto histórico pouco estudado, que forma parte de uma estética de resistência de gênero sociocultural. São esses processos os que resignificam toda nossa compreensão acerca das políticas de representação na Argentina, do visível e do audível nas primeiras três décadas do século XX.

Palavras-chave : Educação do corpo; Voz; Mulheres; Resistência; Cinema argentino..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )