SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue70Rites, Rituals and Routine: Feminine Education in Catholic Confessional Schools in the Twentieth CenturyThe school civilization by the didactic compendia of teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Abrigar, educar e instruir: a política higienista e a educação de meninas desvalidas nas instituições de assistência no Pará (1850-1910). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.137-152. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58770.

Este artigo tem por finalidade contextualizar a trajetória de duas instituições educativas para meninas desvalidas, órfãs e em situação de abandono, na cidade de Belém do Pará, no período do Império à República. Sabe-se que com a política higienista, as meninas eram encaminhadas às autoridades que tinham a função de recolhê-las e enviá-las para instituições que as abrigassem, lhes dessem instrução, educação e formação moral, a fim de se tornarem “mães de família” ou “filhas de criação”. O Colégio Nossa Senhora do Amparo (1838) e o Orphelinato Paraense (1893) foram instituições que, sob a égide da caridade e da assistência, desenvolveram uma educação feminina no atendimento à infância desvalida na capital paraense.

Keywords : Meninas desvalidas; Educação; Higienismo; Infância..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )