SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Ritos, rituais e rotina: educação feminina nos colégios confessionais católicos no século XXA civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Abrigar, educar e instruir: a política higienista e a educação de meninas desvalidas nas instituições de assistência no Pará (1850-1910). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.137-152. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58770.

Este artigo tem por finalidade contextualizar a trajetória de duas instituições educativas para meninas desvalidas, órfãs e em situação de abandono, na cidade de Belém do Pará, no período do Império à República. Sabe-se que com a política higienista, as meninas eram encaminhadas às autoridades que tinham a função de recolhê-las e enviá-las para instituições que as abrigassem, lhes dessem instrução, educação e formação moral, a fim de se tornarem “mães de família” ou “filhas de criação”. O Colégio Nossa Senhora do Amparo (1838) e o Orphelinato Paraense (1893) foram instituições que, sob a égide da caridade e da assistência, desenvolveram uma educação feminina no atendimento à infância desvalida na capital paraense.

Palabras clave : Meninas desvalidas; Educação; Higienismo; Infância..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )