SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70A civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professoresRetórica e argumentação: contribuições para a educação escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CARVALHO, Jeferson Luís Marinho de  y  GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Um almanaque de cidade como objeto de pesquisa da História da Cultura Escrita: Almanack da Parnahyba (1924-1982). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.179-195. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.53880.

Esse estudo diz respeito ao Almanack da Parnahyba, um livro de caráter periódico classificado como almanaque de cidade. Entendido como um documento histórico, a imersão em suas páginas possibilitou construir determinados aspectos vinculados à História da Cultura Escrita, circunscrita ao Piauí, na cidade de Parnaíba. A partir da análise do periódico, foi possível, por meio das características de sua materialidade e editoração, a compreensão de seu processo de edição, circulação e relação com o leitor. Observou-se que, no decorrer da temporalidade estudada, esse almanaque foi encontrado em distintos estados; sua presença ainda foi identificada em alguns países além do Brasil. Durante o período de sua publicação, atuou, direta ou indiretamente, como um difusor de ideais de civilidade, ancorado em um processo de discurso de modernização.

Palabras clave : Cultura escrita; Almanaque; Produção de impresso; Circulação de impresso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )