SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue70A city almanac as research object of the history of written culture: Almanack da Parnahyba (1924-1982)Common sense and science: a hermeneutic and epistemological analysis of the common sense of opposition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

OLIVEIRA, Helen Silveira Jardim de  and  OLIVEIRA, Renato José de. Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.197-212. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.52510.

Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmente entre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.

Keywords : Argumentação; Nova Retórica; Problematização; Dialogia; Educação escolar..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )