SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Um almanaque de cidade como objeto de pesquisa da História da Cultura Escrita: Almanack da Parnahyba (1924-1982)Senso comum e Ciência: uma análise hermenêutica e epistemológica do senso comum de oposição índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

OLIVEIRA, Helen Silveira Jardim de  y  OLIVEIRA, Renato José de. Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.197-212. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.52510.

Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmente entre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.

Palabras clave : Argumentação; Nova Retórica; Problematização; Dialogia; Educação escolar..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )