Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
OLIVEIRA, Helen Silveira Jardim de y OLIVEIRA, Renato José de. Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.197-212. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.52510.
Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmente entre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.
Palabras clave : Argumentação; Nova Retórica; Problematização; Dialogia; Educação escolar..