SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolarPercepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DOURADO, Ivan Penteado. Senso comum e Ciência: uma análise hermenêutica e epistemológica do senso comum de oposição. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.213-229. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57154.

O senso comum é um conceito polissêmico, muito citado nas pesquisas educacionais, mas pouco problematizado em relação aos seus desdobramentos na produção de conhecimento científico. A escolha desta definição pode revelar também como se entende a produção do conhecimento. No presente artigo, foi realizado um mapeamento das pesquisas educacionais produzidas sobre o tema do senso comum, em que uma parte das discussões sobre o senso comum é selecionada, reunindo autores que são identificados como pertencentes de uma mesma matriz de entendimento, ou seja, pensadores que opõem ciência e senso comum. Bourdieu, Nunes, Paty e Bachelard, juntamente com outros pensadores fundamentais sobre o tema, são recuperados e analisados teoricamente. Proponho a análise desta categoria por meio de uma hermenêutica sociológica proposta por Boaventura de Sousa Santos, objetivando analisar as consequências sociais para a manutenção dessa postura para a ciência atual. Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, pela perspectiva analítica da árvore conceitual, será possível responder a seguinte problemática: quais os desdobramentos epistemológicos na produção de conhecimento quando as pesquisas optam pela adoção de referências que trabalham com o senso comum como conhecimento oposto ao pensamento científico? As principais conclusões da pesquisa analítica são que o afastamento do conhecimento científico produzido pela sociedade e um conjunto de dificuldades que as ciências sociais possuem ao realizar essa ruptura estariam perfeitamente representadas nas posturas de oposição que esses teóricos mantêm vivas em suas discussões.

Palabras clave : Senso comum; Hermenêutica; Ciência Moderna; Epistemologia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )