SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue70Common sense and science: a hermeneutic and epistemological analysis of the common sense of oppositionFormative and professional narratives of a transsexual teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FERREIRA, Carlos Alberto. Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.231-254. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57563.

A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.

Keywords : Percepções; Estagiários; Práticas de avaliação das aprendizagens..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )