SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue70Perceptions of trainees on their practices of evaluation of learningReverberations of learning by Math teachers in a borderland community between university-school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DIAS, Alfrancio Ferreira. Narrativas formativas e profissionais de uma professora transexual. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.255-271. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57415.

Neste texto, refletimos acerca do processo formativo e da atuação profissional de uma professora transexual, a partir das políticas de subjetivação corporal e de gênero inscritas no campo da Educação. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevista narrativa. As narrativas contribuem para o início e/ou desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, uma vez que a Educação também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações de gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.

Keywords : Formação docente; Identidade de gênero; Transexualidade..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )