SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagensReverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DIAS, Alfrancio Ferreira. Narrativas formativas e profissionais de uma professora transexual. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.255-271. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.57415.

Neste texto, refletimos acerca do processo formativo e da atuação profissional de uma professora transexual, a partir das políticas de subjetivação corporal e de gênero inscritas no campo da Educação. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevista narrativa. As narrativas contribuem para o início e/ou desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, uma vez que a Educação também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações de gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.

Palabras clave : Formação docente; Identidade de gênero; Transexualidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )