SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escolaCulturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SILVA, Márcia Alves da. A incorporação da temática de gênero e diversidade na academia: por uma ecologia de saberes na universidade. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.70, pp.293-307. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58317.

Neste texto procuramos resgatar aspectos da trajetória do Observatório de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas - UFPel desde sua fundação, em 2014, até o final de 2016. Salientamos as principais ações para uma reflexão sobre a caminhada executada até o momento, identificando e problematizando seus avanços e seus limites. Nesta escrita, inicialmente se problematiza a difícil relação entre ciência feminista e educação escolar. Na sequência, é realizada uma crítica da racionalidade hegemônica, tendo por base a obra de Boaventura Santos, apontando para o que o autor chamou de ecologia de saberes, incorporando a experiência do Observatório nessa perspectiva. Por fim, são apresentadas algumas iniciativas realizadas pelo Observatório no período mencionado, considerando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão acadêmica.

Palabras clave : Teoria feminista; Universidade; Gênero e diversidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )