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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
BRUSSINO, Silvina e GODOY, Juan Carlos. Perspectiva histórica e estado atual da formação doutoral em Psicologia na Argentina: o Doutorado da Universidade Nacional de Córdoba. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.51-68. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62646.
Este artigo tem por objetivo descrever o estado atual da formação em doutorado dos psicólogos na Argentina. Para isso, realiza-se uma primeira descrição histórica sobre o desenvolvimento da Psicologia como disciplina científica, em que se plasmam as primeiras articulações entre pesquisa e formação. Em seguida, focaliza-se sobre a aparição dos primeiros laboratórios de investigação e sua relação com a formação acadêmica em psicologia na Argentina. Na seção seguinte, continua-se com a discussão atual sobre a formação de graduação e/ou pós-graduação no contexto latino-americano. Finalmente, brinda-se com o estado atual da oferta de programas de doutorado em Psicologia, tomando como base os informes do Conselho Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária, focalizando-se no programa de doutorado da Universidade Nacional de Córdoba, que é o mais antigo e o que possui a maior nota creditada em termos de qualidade no país. Conclui-se com a apresentação de alguns eixos que poderiam guiar o debate sobre a formação ao nível de doutorado em Psicologia na Argentina e no contexto ibero-latino-americano.
Palavras-chave : Formação em psicologia; Doutorado em psicologia; Formação em pesquisa; Psicologia na Argentina..