SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Desafios e contradições da formação de pesquisadores no MéxicoFormação em métodos de pesquisa na pós-graduação: abordagens multimétodos para as demandas da atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BRUSSINO, Silvina  e  GODOY, Juan Carlos. Perspectiva histórica e estado atual da formação doutoral em Psicologia na Argentina: o Doutorado da Universidade Nacional de Córdoba. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.51-68. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62646.

Este artigo tem por objetivo descrever o estado atual da formação em doutorado dos psicólogos na Argentina. Para isso, realiza-se uma primeira descrição histórica sobre o desenvolvimento da Psicologia como disciplina científica, em que se plasmam as primeiras articulações entre pesquisa e formação. Em seguida, focaliza-se sobre a aparição dos primeiros laboratórios de investigação e sua relação com a formação acadêmica em psicologia na Argentina. Na seção seguinte, continua-se com a discussão atual sobre a formação de graduação e/ou pós-graduação no contexto latino-americano. Finalmente, brinda-se com o estado atual da oferta de programas de doutorado em Psicologia, tomando como base os informes do Conselho Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária, focalizando-se no programa de doutorado da Universidade Nacional de Córdoba, que é o mais antigo e o que possui a maior nota creditada em termos de qualidade no país. Conclui-se com a apresentação de alguns eixos que poderiam guiar o debate sobre a formação ao nível de doutorado em Psicologia na Argentina e no contexto ibero-latino-americano.

Palavras-chave : Formação em psicologia; Doutorado em psicologia; Formação em pesquisa; Psicologia na Argentina..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )