SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71The Helena Antipoff archives as a laboratory of research on the history of the Sciences of EducationResearch Training in Postgraduate: possibilities and challenges from orientation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LOPES, Amelia  and  MENEZES, Isabel. A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.103-124. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62649.

Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.

Keywords : Pós-graduação; Mestrado; Doutorado; Investigação; Comunidade de prática de investigação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )