SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da EducaçãoFormação em pesquisa na pós-graduação: possibilidades e desafios a partir da orientação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LOPES, Amelia  y  MENEZES, Isabel. A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.103-124. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62649.

Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.

Palabras clave : Pós-graduação; Mestrado; Doutorado; Investigação; Comunidade de prática de investigação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )