SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduadaPesquisa e mudança social: desafios e dificuldades para a formação em Psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de  y  SOUZA, Jusamara. Formação em pesquisa na pós-graduação: possibilidades e desafios a partir da orientação. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.125-141. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62650.

O debate a respeito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil tem focalizado a questão da qualidade no processo de produção de conhecimento, em especial a partir dos três últimos Planos Nacionais da Pós-Graduação. Considerar este tema significa também levar em conta os aspectos relativos às condições objetivas e subjetivas dos trabalhos na pós-graduação. O artigo discute as relações entre pesquisa, formação e produção de conhecimento presentes no trabalho de orientação, nos cursos de pós-graduação stricto sensu. Foram registradas, sistematizadas e submetidas a uma análise qualitativa, informações oriundas de orientações realizadas no período de 1995 a 2017, ao nível de mestrado e doutorado, em Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Musical e Psicologia. Foram analisadas as relações entre as condições objetivas de desenvolvimento do trabalho na pós-graduação e os impactos na formação dos pós-graduandos através da pesquisa. São tecidas considerações sobre os efeitos psicossociais gerados no processo de orientação, que podem afetar, positiva ou negativamente, não só a produção de conhecimento como também a qualidade das interações nesse tipo de atividade. São feitas algumas reflexões sobre uma agenda que considere o ofício da orientação como um processo, também, de formação.

Palabras clave : Orientação na pós-graduação; Formação na pós-graduação; Pesquisa e pós-graduação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )