SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Entre o cinismo e a hipocrisia: o novo ciclo de reformas educacionais no BrasilAtitudes dos/as estudantes universitários/as face à homossexualidade: tradução e validação de uma escala de medida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SOUZA, Sandra Maria Zákia Lian  e  MARTINS, Ângela Maria. Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.175-190. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58395.

Com base na análise das respostas dos diretores de escolas municipais do país ao questionário contextual da Prova Brasil 2015, buscou-se conhecer critérios assumidos para a composição da clientela, nos estabelecimentos escolares, e sua organização por turmas, e refletiu-se sobre eventuais implicações das práticas adotadas para a democratização da educação. Trata-se de estudo exploratório das manifestações dos diretores, as quais foram tratadas por meio da quantificação da frequência das alternativas assinaladas no questionário, seguido da interpretação de seus conteúdos, com base em aportes de literatura correlata. O estudo traz pistas que indicam tendência à adoção, pelas escolas, de processos inclusivos de acolhimento e de alocação dos alunos, que expressam práticas democratizantes de gestão escolar. Registra, no entanto, limitações enfrentadas na análise das informações decorrentes de imprecisões presentes na formulação das questões.

Palavras-chave : Gestão escolar; Desigualdade escolar; Questionários contextuais; Clientela escolar; Composição de turmas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )