SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Atitudes dos/as estudantes universitários/as face à homossexualidade: tradução e validação de uma escala de medidaMaterialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

DURO, Mariana Lima  e  DORNELES, Beatriz Vargas. Estratégias de estimativa na reta numérica. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.205-221. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58693.

O presente estudo teve como objetivo verificar quais estratégias foram mais utilizadas por 30 crianças do 2o ao 6o ano escolar (seis de cada ano), de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS, para realizar estimativa numérica na tarefa “estimativa na reta numérica”, a partir de entrevistas individuais semiestruturadas. O principal objetivo desse estudo foi, além de elencar as principais estratégias apresentadas, indicar as estratégias mais frequentes e/ou mais precisas. Foram encontradas oito diferentes estratégias, que variavam de simples contagem exata a estratégias mais complexas, envolvendo estruturas multiplicativas de fator proporcional. Os resultados indicaram que a estratégia de contagem foi a de maior frequência, porém com baixa precisão. Para este teste, os estudantes de maior nível de escolaridade utilizaram estratégias mais complexas ainda não acessíveis aos de menor escolaridade, as quais possibilitaram estimativas mais precisas.

Palavras-chave : Estimativa na Reta Numérica; Estratégias; Matemática..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )