SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Estratégias de estimativa na reta numéricaPsiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MARTINS, Lígia Márcia  e  LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.223-239. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428.

O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.

Palavras-chave : Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )