SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Psyche, language and autism: contributions from semiotics within educational contextsFinancing Special Education in the City of Vitória: Challenges for Management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ALMEIDA, Doris Bittencourt. “Eu sou do interior... eu vim estudar em Porto Alegre” : memórias de experiências sensíveis em uma moradia estudantil (1974-1983). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.259-278. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.59227.

Inscrita no campo da História da Educação, o estudo investiga as memórias de cinco mulheres que, na condição de estudantes, habitaram a Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre (CEUPA), entre 1974 e 1983. Por meio da metodologia da História Oral, busca-se conhecer quem são elas, as motivações para ingresso na Casa, bem como perceber possíveis marcas do período vivido na instituição em seus processos formativos. Entende-se a CEUPA como instituição educativa, isto é, um lugar que educa os jovens que lá estão, considerando as aprendizagens desenvolvidas que podem transcender os espaços formais de educação. É possível dizer que a presença feminina nesta moradia representa a expressão de luta das mulheres, em décadas pretéritas, para conquistarem outras inserções na sociedade brasileira, através do investimento no ensino superior. Essas narrativas que resistiram ao tempo indicam memórias que comovem, evidenciam percursos que, de certo modo, romperam com modelos femininos vigentes. Entre disputas e afetos, conseguiram ocupar, ainda que timidamente, posições de liderança na Casa. Em meio a cumplicidades, construíram estratégias que lhes permitiram o exercício de autonomia e de solidariedade no espaço de convivência estudantil. A pesquisa toma por inferência o entendimento do tempo que estiveram na residência estudantil como uma experiência sensível nas biografias das moradoras, que produz ressonâncias nos seus itinerários, tendo em vista que, para muitas, foi talvez a única possibilidade de permanência no ensino superior.

Keywords : Casa de Estudante; História Oral; Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre; História da Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )