SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Financing Special Education in the City of Vitória: Challenges for Management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FONSECA, Ricardo Marcelo. Democracia e acesso à universidade no Brasil: um balanço da história recente (1995-2017). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.299-307. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62654.

O texto apresenta o contexto das universidades brasileiras nos últimos vinte anos, e caracteriza este período histórico do ensino superior brasileiro como um momento de importantes inflexões, em sua retração e em sua expansão, na sua elitização e democratização. A análise é organizada em três momentos, de acordo com os distintos ciclos recentes das universidades brasileiras: o primeiro se inicia a partir de meados dos anos 1990 (coincidindo com a chegada ao poder de Fernando Henrique Cardoso); o segundo, a partir de início/meados dos anos 2000 (coincidindo com a chegada ao poder do PT, inicialmente com Lula e depois com Dilma Rousseff); e o terceiro, atualmente em curso e vivido desde o ano de 2017, após o impeachment da presidente e a ascensão do grupo político que comanda o país sob o governo de Michel Temer.

Keywords : Educação superior; Universidades brasileiras; Democracia e acesso..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )