SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Análise de obras da literatura infantil como estratégia de formação do pedagogo/professor: saber ler, saber escolher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BUTLEN, Max. Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.19-38. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62732.

A literatura sempre foi e continua sendo atravessada pela questão dos valores. Apesar de seu relativo sucesso no século XX, os formalistas e os estruturalistas não conseguiram eliminar essa questão dos valores. Pelo contrário, os trabalhos recentes lhe consagram um lugar cada vez maior (BUTLEN, 2017). Este lugar foi profundamente renovado, especialmente na literatura para a juventude, pois se trata sempre mais decisivamente de passar de uma postura de inculcação de valores a uma didática centrada sobre sua interrogação para combinar formação literária e formação pessoal. Como descrever e explicar essas evoluções? Por que valorizar os corpora e as abordagens que trabalham para combinar ética e estética, para promover enfim uma postura axiológica?

Palabras clave : Literatura; Literatura para a Juventude; Valores; Ética; Estética; Didática..

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )