SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72Literature, children's literature and values: from inculcation to interrogationDuck, Death and the Tulip - Reading and discussing a challenging Picture book with elementary school children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DALLA-BONA, Elisa Maria  and  FONSECA, Jair Tadeu da. Análise de obras da literatura infantil como estratégia de formação do pedagogo/professor: saber ler, saber escolher. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.39-56. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62754.

Estudo de caso na disciplina “Metodologia do ensino da literatura infantil”, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná (Brasil). Predomina entre os estudantes a ideia utilitarista do trabalho escolar com a literatura infantil e seu uso como pretexto para ensinar os conteúdos escolares. Nas aulas, a partir de alguns princípios oriundos da teoria da estética da recepção e seus impactos para o ambiente escolar, são confrontadas obras consideradas de boa e de má qualidade. O artigo analisa cinco delas (Luanda enroladinha, Obax, Pra saber voar, O monstro monstruoso da caverna cavernosa, O Grúfalo) e ressalta a efetividade da estratégia para desestabilizar os estudantes e os auxiliar a pensar sobre o papel da literatura infantil no ensino e na formação do jovem leitor.

Keywords : Literatura Infantil; Estética da Recepção; Formação de Professores; Ensino Fundamental I; Pedagogia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )