SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Análise de obras da literatura infantil como estratégia de formação do pedagogo/professor: saber ler, saber escolherEm busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

KIRCHOF, Edgar Roberto  y  SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. O pato, a morte e a tulipa - Leitura e discussão de um livro ilustrado desafiador com alunos dos anos iniciais. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.57-76. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62759.

Este artigo tem como objetivo analisar a recepção e a discussão do livro ilustrado O pato, a morte e a tulipa, de Wolf Erlbruch, com base em um trabalho de leitura realizado com duas turmas de 4º ano de ensino fundamental em escolas públicas de Porto Alegre-RS. A partir da análise de elementos estruturais da obra - principalmente a relação entre texto verbal e imagético - e da temática da morte na literatura para crianças, o artigo apresenta os resultados de uma análise sobre como os leitores infantis interagiram com as mensagens do texto de Erlbruch, negociando sentidos a partir de seus próprios repertórios culturais e cognitivos. Os principais autores que embasam as discussões sobre a morte e a literatura infantil são Fanuel H. Díaz, M. A. Katrin Hesse, Norbert Elias, Jan Reinhardt, Simone Weber, Teresa Colomer, ao passo que as análises sobre as múltiplas respostas das crianças à leitura do livro inspiram-se nos estudos sobre conversa literária, de Aidan Chambers.

Palabras clave : Literatura para crianças. O pato; a morte e a tulipa. Morte. Leitura literária em sala de aula..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )