SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artísticaEstratégias de leitura - estado da arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SOUZA, Renata Junqueira de  y  COSSON, Rildo. O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.95-109. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62764.

Por conta das preocupações pedagógicas com a formação do leitor, a literatura ensinada nos anos iniciais do ensino fundamental costuma sofrer um processo inadequado de escolarização. Todavia, esse cenário pode ser modificado quando se considera as especificidades do letramento literário. A análise do Cantinho da Leitura como uma prática de letramento literário neste nível de ensino demonstra que, mesmo em atividades tradicionais, é possível encontrar alternativas viáveis para a formação de um leitor literário.

Palabras clave : Leitor Literário; Cantinho da Leitura; Leitura Independente Compartilhada; Letramento Literário; Formação do Leitor..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )