SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Estratégias de leitura - estado da arteO ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

REAL, Neus  y  GIL, Maria Rosa. A formação básica de docentes de educação infantil em língua escrita e literatura. O caso da Universidade Autônoma de Barcelona - UAB. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.131-150. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62756.

O presente artigo expõe os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) para avaliar a formação básica em didática da língua escrita e da literatura das crianças da educação infantil. Através de ferramentas diagnósticas iniciais e finais e do contraste de dados, se verifica que esta formação canaliza a integração dos princípios socioconstrutivistas da aprendizagem linguística e a aquisição dos fundamentos da educação literária e de um conhecimento notável de livros para as primeiras idades, bem como a aplicação de ferramentas-chave na análise e interpretação de produções escritas de crianças e textos literários. E tudo isso se reverte em uma mudança significativa de projeção didática. Apesar desse avanço, a pesquisa indica também a necessidade de trabalhar mais a proatividade das crianças, a figura do professor como mediador, a contextualização das atividades da linguagem escrita, a interpretação dos trabalhos literários e a definição dos objetivos de aprendizagem nas atividades de literatura.

Palabras clave : Formação Básica de Professores; Educação Infantil; Ensino da Língua Escrita e da Literatura; Socio-construtivismo; Educação Literária..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )