SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72Basic training of early childhood education teachers in written language and literature. The Universidad Autónoma de Barcelona - UAB caseLiterature in childhood education: research and professional development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes  and  AMARILHA, Marly. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.151-167. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62735.

Este artigo traz um mapeamento do ensino de literatura nos cursos de pedagogia de 27 universidades federais do país. Toma-se como pressuposto que a literatura é fundamental para a formação humana e, portanto, deve fazer parte do currículo dos futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, responsáveis pela introdução das crianças na cultura letrada. A análise indica que a presença, no caso específico, da literatura infantil, na formação dos pedagogos é ainda incipiente e vulnerável aos meandros da estrutura curricular. É imprescindível introduzir a literatura como forma de propiciar ao docente, em formação inicial formal, uma vivência teórica e prática sobre seu ensino, cujo intuito seja de contribuir para a sua atuação como futuro mediador de leitura.

Keywords : Ensino; Literatura Infantil; Pedagogia; Formação Inicial Formal; Currículo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )