SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72La formación básica de docentes de educación infantil en lengua escrita y literatura. El caso de la Universidad Autónoma de Barcelona - UABLiteratura na educação infantil: pesquisa e formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes  y  AMARILHA, Marly. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.151-167. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62735.

Este artigo traz um mapeamento do ensino de literatura nos cursos de pedagogia de 27 universidades federais do país. Toma-se como pressuposto que a literatura é fundamental para a formação humana e, portanto, deve fazer parte do currículo dos futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, responsáveis pela introdução das crianças na cultura letrada. A análise indica que a presença, no caso específico, da literatura infantil, na formação dos pedagogos é ainda incipiente e vulnerável aos meandros da estrutura curricular. É imprescindível introduzir a literatura como forma de propiciar ao docente, em formação inicial formal, uma vivência teórica e prática sobre seu ensino, cujo intuito seja de contribuir para a sua atuação como futuro mediador de leitura.

Palabras clave : Ensino; Literatura Infantil; Pedagogia; Formação Inicial Formal; Currículo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )