SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72The teaching of literature in the Pedagogy Course: a necessary presenceElementary teachers and the payment of bonus per results: case study on public schools of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MICARELLO, Hilda  and  BAPTISTA, Mônica Correia. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.169-186. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-40.0.62731.

Neste artigo, discute-se a formação de professoras2 da Educação Infantil como mediadoras de leitura literária e as repercussões desse processo formativo nas práticas docentes, com base em dois projetos de pesquisa-ação realizados pelas Universidades Federais de Juiz de Fora e de Minas Gerais. Leitura literária e docência são abordadas numa articulação entre ciência, arte e vida, buscando-se compreender a experiência dos sujeitos com essa prática cultural a partir dessa articulação. A educação literária é percebida na sua complexidade e, consequentemente, como um processo exigente do ponto de vista da formação de professoras como mediadoras e promotoras da leitura literária junto a bebês e demais crianças pequenas. A análise dos dados demonstrou as potencialidades das pesquisas colaborativas no sentido de, a partir de uma análise dos contextos educativos, construir e experimentar, numa parceria entre pesquisadoras e professoras da Educação Infantil, procedimentos e práticas educativas comprometidas com princípios e concepções que consideram a literatura como arte e a educação de crianças pequenas como direito à ampliação das experiências estéticas.

Keywords : Literatura Infantil; Educação Infantil; Formação de Professores; Pesquisa-Ação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )