SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessáriaAs professoras e o pagamento de bônus por resultado: o caso da rede estadual de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MICARELLO, Hilda  e  BAPTISTA, Mônica Correia. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.169-186. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-40.0.62731.

Neste artigo, discute-se a formação de professoras2 da Educação Infantil como mediadoras de leitura literária e as repercussões desse processo formativo nas práticas docentes, com base em dois projetos de pesquisa-ação realizados pelas Universidades Federais de Juiz de Fora e de Minas Gerais. Leitura literária e docência são abordadas numa articulação entre ciência, arte e vida, buscando-se compreender a experiência dos sujeitos com essa prática cultural a partir dessa articulação. A educação literária é percebida na sua complexidade e, consequentemente, como um processo exigente do ponto de vista da formação de professoras como mediadoras e promotoras da leitura literária junto a bebês e demais crianças pequenas. A análise dos dados demonstrou as potencialidades das pesquisas colaborativas no sentido de, a partir de uma análise dos contextos educativos, construir e experimentar, numa parceria entre pesquisadoras e professoras da Educação Infantil, procedimentos e práticas educativas comprometidas com princípios e concepções que consideram a literatura como arte e a educação de crianças pequenas como direito à ampliação das experiências estéticas.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Educação Infantil; Formação de Professores; Pesquisa-Ação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )