SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72A project of education for the child in the thirteenth century: considerations of the pedagogy of Ramon LlullDialectic of the action in pedagogical practices: a personal and unique process of rational reconstruction by social actor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.249-267. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.60111.

A Lei 13.415/2017 extinguiu a obrigatoriedade do ensino de História no ensino médio. Por conseguinte, mais uma vez colocou em suspensão a História como ciência. O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre algumas características da História como ciência e sua relação com o ensino. Em seguida, as reflexões são direcionadas para analisar as Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em História nas universidades federais do Nordeste do Brasil como uma opção para problematizar a História como ciência, como lugar de saber/poder e como espaço de formação de professores. Almeja, portanto, ampliar o debate sobre a formação docente e direciona a análise, de forma específica, para as questões acerca do ensino de História e do livro didático como principal instrumento de trabalho dos docentes da educação básica.

Keywords : Ciência Histórica; Ensino de História; Formação Docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )