SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Um projeto de educação para a criança no século XIII: considerações acerca da pedagogia de Ramon LlullDialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.249-267. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.60111.

A Lei 13.415/2017 extinguiu a obrigatoriedade do ensino de História no ensino médio. Por conseguinte, mais uma vez colocou em suspensão a História como ciência. O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre algumas características da História como ciência e sua relação com o ensino. Em seguida, as reflexões são direcionadas para analisar as Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em História nas universidades federais do Nordeste do Brasil como uma opção para problematizar a História como ciência, como lugar de saber/poder e como espaço de formação de professores. Almeja, portanto, ampliar o debate sobre a formação docente e direciona a análise, de forma específica, para as questões acerca do ensino de História e do livro didático como principal instrumento de trabalho dos docentes da educação básica.

Palabras clave : Ciência Histórica; Ensino de História; Formação Docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )