SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de históriaFormação contínua centrada na escola e currículo do mar - o caso de uma escola inaciana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SANTOS, Luiz Carlos Pereira  y  BITENCOURT, Daniela Venceslau. Dialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator social. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.269-284. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58798.

O objetivo deste artigo é investigar como a pesquisa-ação intervém, dentro da problemática evasiva da depredação e consumo em instituição pública. As ações aqui propostas foram desenvolvidas por 40 jovens entre 16 e 24 anos, acadêmicos do curso técnico de informática de uma escola púbica federal com a finalidade da racionalização de atividades dispendiosas, que ao longo do percurso acadêmico, nunca são apresentadas com corresponsáveis pelos danos causados. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados: técnicas qualitativas e quantitativas como documentos, registros arquivados, entrevistas, observação direta e observação participante. Recorreu-se também à utilização de atividades no formato de grupos de estudo, aplicando as técnicas pedagógicas e distribuição de tarefas para orga nizar as relações entre os discentes e, com isso, desenvolver neles um conhecimento a respeito dos custos financeiros do patrimônio da escola. O que deixou claro que as atividades utilizando a pesquisa-ação atende a discentes com códigos, significados, representações, resistências, expectativas, a preservarem o bem público escolar em função de um método de trabalho científico.

Palabras clave : Racionalização; Conscientização; Intervenção; Práticas educacionais; Pesquisa-ação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )