SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72Dialectic of the action in pedagogical practices: a personal and unique process of rational reconstruction by social actorMeta-research on education policy field: conceptual and methodological elements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. Formação contínua centrada na escola e currículo do mar - o caso de uma escola inaciana. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.285-302. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.60688.

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo.

Keywords : Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )