SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentistaA educação estética dos trabalhadores nas páginas do jornal Il Grido del Popolo (Piemonte, Itália, 1892-1905). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GALAK, Eduardo  y  SERRA, María Silvia. Formando uma “Escola de Campeões”. Esporte, moralidade, pedagogia e estética Peronista. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.49-65.  Epub 25-Ene-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62765.

“Escuela de Campeones”, um filme argentino dirigido por Ralph Pappier e lançado no final de 1950, baseia seu argumento na história de um fato histórico: as dificuldades experimentadas por aqueles que queriam incorporar o esporte como conteúdo pedagógico. Focada na vida do escocês Alejandro Watson Hutton, o filme mostra as vicissitudes deste professor desde a sua chegada à cidade de Buenos Aires em 1885, na sua tentativa de ensinar na escola de elite e conservadora Buenos Aires English High School, através de métodos pedagógicos modernos e renovados. Neste trabalho, abordamos a escola dos campeões a partir de três eixos: a) a educação que propõe, que combina uma visão da escolaridade que inclui uma renovação da pedagogia, com uma tarefa educacional “moderna” que transcende os muros das escolas, b) a postulação do esporte como recurso pedagógico para transmitir os sentidos morais, civis e sociais, e c) a colocação na imagem de uma estética peronista, que inclui dos recursos cinematográficos para leituras particulares do presente e do passado. Em suma, “Escuela de Campeones” é uma obra de disseminação em massa na qual é possível ler discursos sobre educação que dominaram durante a década peronista entre 1946 e 1955, bem como um particular olhar o que aconteceu com os sentidos da escolarizando na Argentina desde o final do século XIX.

Palabras clave : Cinema; Esportes; Escolaridade; “Escuela de Campeones”; Estética peronista..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )